domingo, 7 de março de 2010

Velocidade, direção e sentido

Após estudos, reflexões e tempo de amadurecimento, compreendi que é preciso ter mais segurança na direção de nossos atos. Percebi que precisamos ter velocidade direção e sentido para realizarmos com sucesso o que estamos buscando.
Atualmente vivemos em um mundo onde ter velocidade é importante, já que tudo acontece muito rápido e quando não acompanhamos acabamos deixando de realizar algo ou nos tornamos desatualzados em relação aos outros.

A internet a televisão e os meios de transportes cada dia mais velozes estão nos indicando que a cada dia precisamos nos reciclar e compreender a nova realidade que descortina a cada novo instante.

Se desemvolvermos a hábito de ficarmos atentos às ações do dia a dia, fazendo uma revisão dos nossos movimentos iremos constatar que em 24 horas já não dá mais tempo para realizar tudo o que nos propomos inicialmente.

Os compromissos inadiáveis tais com cuidar da casa, atender ás necessidades dos familiares, realizar tarefas cotidianas, trabalhar e estudar são atribuições indispensáveis ao nosso desenvolvimento que não podem ser deixadas pra trás. Sendo assim é sempre importante aperfeiçoarmos os nossas ações diárias em relação ao tempo a fim de que o dia seja mais contribuitivo.

Quando não prestamos a devida atenção ás nossa ações somos levados a praticar movimentos inúteis ao nosso desenvolvimento e somos levados a cometer atos fúteis passando a viver de forma leviana, a exemplo disso a maioria de nós estamos trabalhando sem criatividade real , comendo além do que precisamos para obter energia, dormindo pouco na intenção de participar de reuniões desgastantes, gerando assim a curto e longo prazo doenças que irão se manisfestar a nível físico, psiquico e moral.

"O homem repete a ação de ontem com igual intensidade hoje; trabalha no mesmo labor e recompõe idênticos passos; mantêm as mesmas desinteressantes conversações; retorna ao lar ou busca os repetidos espairecimentos: bar, clube, televisão, jornal, sexo, com frenético receio de solidão, até alcançar a aposentadoria... Neste ínterim, realiza férias programadas, visita lugares que desagradam, porém reúne-se a grupos igualmente tediosos e, quando chega ao denominado período do gozo-repouzo, deixa-se arrastar pela inutilidade agradável, vitimado por problemas cardíacos, que resultam das pressões largamente sustentadas ou por neuroses que a monotonia engendra." (FRANCO E ANGELIS, 1990 p. 17)

A partir desta velocidade reprogramada em função do tempo otimizado poderemos viver de forma realmente proveitosa servindo-se das ações cotidianas para a elaboração de uma experiência saudável, continua e realmente renovadora.

Porém, Não adianta sermos velozes se não sabemos como realizar o que estamos querendo. Muitas vezes para acelerar o nosso passo começamos por fazer as tarefas de forma mecânica sem analisar se realmente aquele movimento é importante para aquela ação. Fazemos isso porque não damos atenção ao que buscamos e terminamos tendo que voltar várias vezes no mesmo movimento para realizar a mesma atividade. É nescessário portanto analisar os passos da ação para que racional e empiricamente possamos compreender o desdobramento de cada passo e conferir se foi ultil utilizar aquele caminho de construção

Analisar o sentido das nossas ações é também de vital importância para nós pois esta reflexão será determinante para que possamos reconhecer se é ou não necessário realizar aquilo que estamos nos propondo a concretizar.

"[...] o ser humano assume um dever para consigo mesmo: pesquisar e compreender as manifestações da vida que dêem suporte para evoluir, a fim de que possa, vagarosamente, conhecer, aproximar e se identificar com sua Unidade Cósmica." (BARRETO, 2006, p. 202)

Refeltir sobre o sentido das nossas ações torna-se indispensável para a definição daquilo que buscamos, e ,essa decisão irá definir a importância do movimento que estamos realizando para nós e para os outros.

Estudar o sentido de nossas ações permitirá o despertar da nossa consciencia enquanto homens conectados com a natureza cosmica permitindo a compreensão daquilo que somos bem como o propósito que nos trás aqui. Introduz nossa compreensão para o despertar da vida no que se refere ao que queremos e ao que devemos realizar, significa perceber também que todas as nossas ações irão desencadear outros novos movimentos para nós e para o mundo.

"A consciência não é outra coisa senão a própria constituição Cósmica do Universo enquanto refletida ou ecoada na alma humana. Assim, o homem sintonizando a sua vida individual com as vibrações da consciência, sintoniza-se com a vida do Universo inteiro – e isto é ser bom e ser feliz. "(HODHEN, 1998 p. 108)

As conquistas adquiridas através dos livros, das nossas reflexões e re-significadas por nossa própria trajetória, na sua prática pessoal e na sua postura social no cotidiano, é uma forma de despertar a consciência para a verdade de si mesmo frente ao mundo e suas relações intrínsecas. Significa reencontrar a orientação da trajetória para a construção da sociedade justa e igualitária numa ação colaborativa e formadora da cultura da paz.

FONTE

BARRETO, Maribel. O papel da Consciência em Face dos Desafios Atuais da Educação. Salvador: Sathyarte, 2005.

______. Teoria e Prática de uma Educação Integral. Salvador: Sathyarte, 2006.


BOFF, Leonardo. Espiritualidade, um Caminho de Transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
FRANCO, Divaldo e ANGELIS, Joana. O homem Integral. Salvador: Livraria Espírita Alvorada, 1990.

ROHDEN, Humberto. Educação do Homem Integral. São Paulo: Martin Claret, 1998.


______. Novos Rumos para a Educação. São Paulo: Martin Claret, 1997.

Um comentário: